Notícias da paróquia › 21/05/2019

Vicentinos celebram 86 anos da Conferência São Pedro Apóstolo

No último domingo, 19 de maio, os vicentinos do Tremembé comemoraram 86 anos da Conferência São Pedro Apóstolo. Membros da Sociedade São Vicente de Paulo na Paróquia e representantes de várias outras conferências participaram das missas, especialmente a das 8h da manhã.
Estiveram na celebração representantes do Conselho Particular do Tucuruvi e das conferências Menino Jesus, Nossa Senhora da Luz, São Camilo de Lellis, São Francisco de Assis, Santa Isabel Rainha, São Gabriel, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Rosário e do Conselho de Crianças e Jovens.

Pe. Edimilson cumprimenta representantes de várias conferências dos vicentinos. A presidente da Conferência São Pedro Apóstolo, Eliana Catarino, é a de camiseta amarela.

Durante a missa, a presidente da Conferência São Pedro Apóstolo, Eliana Catarino, destacou o papel de São Vicente de Paulo e do beato Frederico Ozanam no anúncio do Evangelho por meio da caridade.
Na homilia, o pároco Pe. Edimilson da Silva afirmou:

“São Vicente de Paulo ajudou a promover o ser humano. Nós devemos fazer a caridade reconhecendo a bondade de Deus e a sua graça. Precisamos reconhecer o outro como irmão, como membro do corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo. Se um membro do nosso corpo sofre, é como se todo o nosso corpo sofresse.”

Ainda durante a pregação, Pe. Edimilson lembrou que a única resposta que podemos dar ao sofrimento do outro é a solidariedade. “Jesus não fez nenhum discurso sobre o sofrimento humano. Ele se colocou ao lado dos perseguidos, marginalizados e nós devemos fazer o mesmo. Não podemos apenas falar do amor, mas vivenciar o amor.”

O trabalho dos vicentinos foi elogiado, mas o padre lembrou que o grupo deve promover o ser humano na visita a cada família assistida e não torná-la um objeto de caridade. Assinalou que é preciso se colocar ao lado das pessoas para ouvir as suas angústias e que tudo deve ser feito na humildade. “Por isso, quando você der esmola, que a sua esquerda não saiba o que a sua direita faz” (Mt 6, 3).
São Vicente de Paulo afirmava que é preciso transformar o mundo numa rede de caridade e de solidariedade. É isso que os vicentinos fazem com o seu trabalho.

Quem são e o que fazem os vicentinos

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) é uma organização civil de leigos, homens e mulheres, dedicada ao trabalho cristão de caridade. Na Paróquia de São Pedro, existe desde 1933.
No Brasil, a instituição foi fundada em 1872 e tem mais de 150 membros em cerca de 20 mil conferências. Com os donativos que arrecada e o trabalho voluntário, a Sociedade São Vicente de Paulo mantém creches, escolas, projetos sociais, lares de idosos e contato semanal com mais de 170 mil famílias em necessidade. Aqui na Paróquia, fundou e mantém o Abrigo dos Velhinhos Frederico Ozanam, que atende dezenas de vovós.

Além de atuar em situações de emergência, provendo alimentos, roupas e remédios para as pessoas, a Sociedade de São Vicente de Paulo procura encontrar formas de promoção das pessoas que ajuda.
Para ser um voluntário vicentino é preciso frequentar as reuniões das Conferências. Para isso, basta procurar a secretaria da Paróquia para obter informações.
Outra maneira de ajudar a SSVP é sendo um colaborador afetivo e efetivo da instituição. Pode realizar doações diretamente para o grupo vicentino ou deixar os donativos no Abrigo Frederico Ozanam ou na Paróquia de São Pedro em horário comercial e após as missas.

Endereço do Abrigo:
R. Vilarinhos, 95 – Tremembé
Tel.: 2203-2761 / 2262-1271

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X