Notícias da paróquia › 01/07/2020

Uma Festa de São Pedro sem precedentes

Poucos fiéis, máscara e distanciamento na igreja

Por Edmilson Fernandes*

No futuro, quando o comentarista contar este fato ao relatar a história da Paróquia São Pedro Apóstolo, do Tremembé, no dia 29 de junho, alguns não vão acreditar. Como assim? O povo não foi à igreja no Dia do Padroeiro? Não houve quermesse e nem procissão? Não.
Ainda bem que eles terão acesso às lives do Pe. Edimilson Silva, o pároco, e às transmissões ao vivo pelo Facebook ou pelo YouTube. Os futuros devotos de São Pedro só vão acreditar porque não será apenas a Festa do nosso padroeiro que terá sido histórica e sem precedentes.
Mas eles também vão saber que o distanciamento social não impediu a participação do povo no Tríduo, nas Missas e na aquisição do tradicional Bolo de São Pedro. Apesar da quarentena provocada pelo coronavírus, não foi apenas uma festa virtual.

“A minha casa é Igreja em festa”

O Tríduo foi realizado nos dias 26, 27 e 28 de junho, às 19h30, com oração e Bênção do Santíssimo. Pe. Edimilson conduziu as reflexões sobre trechos que remetem à trajetória do apóstolo na companhia de Jesus, como “Senhor, salva-me” e a cura da sogra.


Dia de São Pedro

No dia do Padroeiro, houve missa e Bênção das Chaves, em três horários. A celebração das 9h foi dedicada aos enfermos. Às 15h, rezou-se pela santificação das famílias e, às 19h30, sobre as chaves importantes da nossa vida, usando este símbolo de São Pedro. A celebração da noite coincidiu com a Missa das Causas Impossíveis, que é rezada todas as segundas-feiras, o que só intensificou a participação dos devotos do nosso Padroeiro.

Todas as celebrações foram transmitidas pela página da paróquia no Facebook e algumas pelo YouTube. Houve grande participação dos seguidores. Grande parte dos pedidos foi pelo fim da pandemia ou em solidariedade às vítimas da Covid-19 ou aos profissionais de saúde. Depois de ler as intenções, Pe. Edimilson ou o diácono Vinício Andrade depositava no Barco de São Pedro.
Na reflexão da Missa da noite do dia 29, o pároco lembrou que “antes de receber a missão de liderar a Igreja e apascentar as ovelhas, Pedro assumiu o compromisso de amar Jesus. Diante da mesma pergunta por três vezes – “Pedro, tu me amas?” A resposta de Pedro foi: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. O padre destacou que só o amor explica a dedicação de alguns leigos ao trabalho pastoral na Igreja, como no Ministério da Música e na Catequese, por exemplo.

Bolo de São Pedro – drive thru

Por causa do isolamento social, o tradicional Bolo de São Pedro foi disponibilizado no sistema drive thru. Como sempre, foi um sucesso! Preparado com carinho por Val Nunes e outros paroquianos, o bolo acabou bem antes do horário previsto. Mais um sinal de que os fiéis do bairro do Tremembé valorizam e participam dos eventos organizados pela sua Paróquia, mesmo com isolamento social. O Pe. Edimilson aproveitou para agradecer a todos os que contribuíram para o sucesso da Festa de São Pedro.

______________________________
*Edmilson Fernandes é da equipe da Pascom, da Paróquia São Pedro Apóstolo

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.