Sétima noite da Novena de São Pedro – A Igreja Católica é caminho para minha salvação?
A Paróquia de São Pedro, no Tremembé, vem celebrando a Novena do padroeiro desde o dia 20. Na quarta-feira, dia 26, foi celebrada a sétima noite da Novena, com uma reflexão sobre a Igreja Católica como caminho da salvação.
Como nas outras noites da novena, o Barco de São Pedro foi conduzido por um grupo específico. Desta vez, a equipe da Pastoral do Batismo. Também estavam presentes as crianças da Catequese da Paróquia. O barco está sendo usado para receber os pedidos dos fiéis ao longo de todo o mês de junho.
Para presidir a celebração, o pároco, padre Edimilson da Silva, convidou o Frei Guilherme Pereira, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
Na homilia, Frei Guilherme destacou que a Igreja pode servir como caminho de salvação se nós testemunharmos com a nossa vida e com o nosso testemunho as graças de Deus. “Tanto Abraão quanto Moisés sabia que é Deus que faz tudo. Deus faz aliança com Abraão e não o contrário. Não é Abraão que oferece coisas a Deus. É Deus que dá a ele toda a bênção. Nosso Deus já nos salvou. Já fomos santificados. Estamos na igreja por gratidão por todas as graças que ele nos fez. Jesus diz que é pelos frutos que se conhece a árvore.”
Ainda na pregação, Frei Guilherme assinalou que, “se amamos, se perdoamos, se combatemos a injustiça, se promovemos a paz, a tolerância produzimos os frutos de quem está no caminho da salvação.”
O frei também lembrou que às vezes nos disfarçamos de católicos. “Não adianta apenas falar baixinho, bater palmas, rezar bonito. Tudo isso tem que ser confirmado lá fora, com o testemunho.”
O religioso concluiu destacando que a novena de ser uma oportunidade para renovar a coragem de ser católico. “O barco representa a Igreja. Ele balança, mas nunca vai afundar.”
No fim da celebração, Frei Guilherme recebeu de presente uma estola (paramento litúrgico), como tem acontecido com os outros celebrantes convidados.