Notícias da paróquia › 23/03/2018

Roteiro espiritual para celebrar a Semana Santa

A Paróquia de São Pedro preparou uma programação especial para as celebrações da Semana Santa. A comunidade recebeu um roteiro espiritual com horários das celebrações, com reflexões e orações para ajudá-la a entrar no mistério Pascal. As celebrações começam no Domingo de Ramos, dia 25 de março, e vão até o Domingo de Páscoa, dia primeiro de abril.
“Os discípulos de Emaús não caminhavam sozinhos e sim em dupla. Com quem você gostaria de fazer a caminhada de Páscoa? Sua família, seus amigos, seus vizinhos? Se possível faça o convite e venha celebrar”, conclamou o pároco, padre Edimilson da Silva.

Pe. Edimilson da Silva, em homilia.

O que é a Semana Santa?
A Semana Santa não é simplesmente um momento do ano litúrgico; é a fonte de todas as outras celebrações. Na Semana Santa, ao meditar a Palavra e celebrar a vida, encontramos o fundamento de nossa fé: Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

Um dos destaques das celebrações será a Via-Sacra (caminho Sagrado), que será realizada por algumas ruas do bairro do Tremembé no dia 27, às 20h. São 14 Estações, da condenação ao sepultamento. A via-sacra da fraternidade, neste ano de 2018, nos mostra que podemos superar a violência porque todos somos irmãos.

Quinta-feira Santa – Eucaristia e Sacerdócio Ministerial

Esta é uma das celebrações mais importantes do ano litúrgico. Na ceia derradeira, Jesus tomou o pão, deu graças e o partiu e o deu a seus discípulos. A Eucaristia é alimento pessoal, mas também comunitário. Para transformar todos num só corpo. Durante a celebração, repete-se o gesto de Jesus de lavar os pés dos discípulos. Qual o sentido deste gesto realizado por Jesus? Ele tira o manto que representa a realeza e veste o avental que é sinônimo de serviço.

Vigília eucarística:
silêncio, oração e contemplação

Sexta-feira da Paixão

A sexta-feira Santa, dia 30, será marcada por vários momentos de adoração e ação litúrgica. A programação prevê adoração ao Santíssimo das 7h às 14h, sob responsabilidade das diversas pastorais de hora em hora. Veja a melhor hora e participe. Às 19h, haverá a procissão simbólica de Jesus morto. O padre Edimilson explica que “a comunidade cristã não se reúne para vivenciar um funeral, mas a morte vitoriosa de Jesus Cristo.”

O fogo novo

No Sábado Santo, a missa começa às 18h30, com a bênção do fogo novo e preparação do círio Pascal no pátio da igreja. O Círio aceso simboliza Jesus com suas chagas e sua cruz gloriosa no esplendor da ressurreição. Neste dia a comunidade de pé e com velas acesas renova as promessas do batismo e a profissão de fé.

Dia da Ressurreição

No domingo, dia primeiro de abril, teremos missas às 8h, 10h e 18h30.
Toda a liturgia do dia de Páscoa está centrada na pessoa de Jesus Cristo, ressuscitado. Jesus venceu a morte e abriu para todos os mortais as portas da vida eterna.

Numa mensagem à comunidade, o padre Edimilson lembra que “o amor não se apaga no coração de Deus; Ele ressuscitou Jesus! A Vida vence a morte! Como aconteceu com os discípulos de Emaús, encontrar-se com Jesus nos permitirá que o nosso coração volte a arder de caridade, fé, esperança, em cada celebração que participamos, envolvidos na luz de Cristo, conseguimos enxergar que todos somos irmãos.”

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.