Notícias da paróquia › 30/11/2017

Paróquia de São Pedro abre o Ano do Laicato

No dia 26 de novembro, na Solenidade de Cristo Rei, os leigos que atuam na Paróquia de São Pedro participaram da Missa que abriu as celebrações do “Ano Nacional do Laicato”. Este ano especial que envolve toda a Igreja do Brasil vai até o dia 25 de novembro de 2018. O tema escolhido pela CNBB para animar a mística do Ano do Laicato foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14).

O objetivo é levar o cristão leigo a tornar-se, de fato, um missionário, na sociedade: na família, no trabalho, na escola. A assumir a missão e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino onde estiver.

O anúncio do Ano do Laicato é inspirado no pedido do Papa Francisco de fazer crescer “a consciência da identidade e da missão dos leigos na Igreja”.

Na Paróquia de São Pedro, participaram da celebração da missa de abertura do Ano do Laicato os agentes das diversas pastorais e movimentos que trabalham na comunidade do Tremembé. Durante a celebração, o pároco, Padre Edimilson da Silva, destacou: “O leigo é aquele que sabe, que aprende, partilha conhecimentos de filosofia, teologia, de experiência de Deus. O leigo não é inferior na comunidade porque não recebeu o sacramento da ordem. É alguém que descobriu que sua origem vocacional está no sacramento do batismo. Por isso serve à comunidade, na escuta atenta da Palavra, na oração, na partilha de vida, na valorização de todos. Não faz nada isolado e nem se fecha na sua pastoral ou movimento, pois sempre chama mais alguém para fazer parte da comunidade.”

Ao longo do Ano do Laicato, serão também comemorados os 30 anos do Sínodo Ordinário sobre os Leigos (1987) e da Exortação Apostólica “Christifideles Laici”, de São João Paulo II, sobre a vocação e a missão dos leigos na Igreja e no mundo (1988).