Pároco

Pe. Claudinei de Arruda Lucio 

 

O Pe. Claudinei de Arruda Lucio foi empossado pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, no bairro do Tremembé, Zona Norte de São Paulo, no dia 13 de dezembro de 2020. A cerimônia foi presidida por Dom Jorge Pierozan, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo na Região Episcopal Santana. Na ocasião, os pais e outros familiares do padre, além de dezenas de fiéis da São Pedro e da Paróquia Nossa Senhora das Neves, onde ele atuou por 9 anos, participaram da festa.

 

Biografia

Pe. Claudinei nasceu na cidade de São Paulo, no dia 22 de abril de 1974. Filho de Alecio Lucio e Ester de Arruda Lucio, viveu parte de sua vida no Parque Mandaqui (Conjunto dos Bancários), Zona Norte da capital.

Foi batizado na Paróquia de Santa Inês no início de outubro de 1974. Fez a Pré-Escola na escola das irmãs paroquiais de São Francisco de Assis, no bairro do Lauzane Paulista.

Fez a Primeira Eucaristia na Paróquia de Santa Inês no dia 15 de novembro de 1987, das mãos do saudoso Pe. Tommaso Leporalle.

 

Vida vocacional

A vida vocacional do Pe. Claudinei começou em 1992, quando ele tinha 18 anos, num encontro de jovens, na Paróquia de Santa Inês. Quatro anos depois, em 12 de fevereiro de 1996, ele ingressou na Ordem de Santo Agostinho, no Seminário Agostiniano Mãe do Bom Conselho, no Belenzinho, na Zona Leste, onde cursou filosofia.

Em 1999, Claudinei partiu para a cidade de Bragança Paulista, onde faria o Noviciado. Um ano depois, no dia 13 de fevereiro de 2000, professou os votos temporários na Paróquia São Carlos Borromeu.

 

Tempo na Espanha

Entre os anos 2000 e 2002, Claudinei morou na Espanha, onde começou a estudar Teologia. Ele morava em Madrid e estudava no Instituto Teológico San Agustín, em Los Negrales, e também no Monastério de San Lorenzo, na cidade de El Escorial. Após dois anos, ele decidiu deixar a vida religiosa e voltar para a capital paulista.

 

Diocesano

Em 2006, Claudinei retomou a caminhada vocacional na Arquidiocese de São Paulo no Seminário Propedêutico Frei Galvão. No ano seguinte, ele passou a morar no Seminário de Teologia Bom Pastor da Arquidiocese de São Paulo para retomar seus estudos teológicos.

No 7 de dezembro de 2008, Claudinei foi ordenado diácono, e um ano depois, no dia 19 de dezembro de 2009, fora ordenado presbítero. Ambas as ordenações foram realizadas por pelo cardeal D. Odilo Pedro Scherer na Catedral Metropolitana da Sé.

 

Primeiro trabalho como padre

Entre 2010 e 2011, Pe. Claudinei foi vigário paroquial na Paróquia de Sant´Ana (atual Basílica).

No dia 19 de dezembro de 2011, foi empossado como pároco da Paróquia Nossa Senhora das Neves (Setor Episcopal Tucuruvi), por Dom Joaquim Justino Carrera.

 

Formação

Pe. Claudinei tem formação em filosofia, teologia, pedagogia, com especialização em ensino religioso.

 

 

Ver párocos anteriores