Padroeiro

Quem foi São Pedro

Nós aqui do Tremembé temos o privilégio de ter como padroeiro o primeiro papa da igreja católica, o primeiro apóstolo a ser chamado por Jesus Cristo. O guia dos cristãos, depois da ascensão do Mestre. Simão, filho de Jonas, era um pescador da Galileia, casado, que morava em Betsaida. Ele foi convencido a conhecer o Cristo pelo irmão, André, que já seguia João Batista, o pregador do deserto, e também foi chamado por Jesus.

No Evangelho, o pescador aparece como um homem cheio de defeitos, mas forte na fé, dedicado e fiel ao Mestre, a ponto de usar a espada para defendê-lo. É um homem simples, às vezes rude, mas um homem de atitude, de coragem. Em várias ocasiões ao lado de Cristo, ele tomou a palavra; não ficou omisso nem indiferente aos fatos. Esteve presente em todas as grandes circunstâncias da vida de Jesus.

Fraco na tentação, Pedro negou Jesus durante a via crucis, mas pela contrição se  levantou e  por Jesus  foi nomeado chefe da Igreja! Consumido pela culpa, chorou, mas não ficou no chão. Reergueu-se e aceitou o desafio de liderar os outros discípulos e a igreja primitiva, apesar das perseguições.

Os Atos dos Apóstolos apresentam Pedro como chefe da comunidade de Jerusalém, depois da igreja de Antioquia e por fim da igreja de Roma. Condenado à morte, foi cruelmente açoitado e  em seguida levado à colina vaticana para ser crucificado. Estando tudo pronto para a execução, Pedro pediu aos algozes que o pregassem na cruz com a cabeça para baixo, porque se achava indigno de  morrer como o Cristo. Assim morreu o primeiro papa da Igreja Católica. No lugar do suplício foi mais tarde edificada a  Basílica de  São Pedro. Os restos mortais do Príncipe dos Apóstolos e  primeiro papa se acham na mesma basílica.

O que faz de Pedro o primeiro papa

A passagem mais categórica e decisiva a respeito da autoridade de Pedro sobre a Igreja está no Evangelho segundo Mateus. “Então Jesus perguntou-lhes: E vocês, quem dizem que eu sou? Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Jesus disse: “Você é feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que lhe revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu lhe digo: você é Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu, e o que você ligar na terra será ligado no céu, e o que você desligar na terra será desligado no céu.” (Mt 16, 15-19)

Outra passagem da Bíblia que confirma que Jesus escolheu Pedro para liderar a Igreja é aquela em que o Mestre pergunta três vezes: “Pedro, tu me amas?” “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. E Jesus responde: “Toma conta das minhas ovelhas” (João 21,14-17).

Oração a São Pedro Apóstolo

Ó São Pedro, pedra viva da Igreja fundada por Jesus Cristo, Vós que fostes chamado pelo Senhor para ser pescador de homens e mulheres, Vós que dissestes: “Senhor, a quem iremos? Pois só Tu tens palavras de vida eterna”, vinde em meu auxílio com vossa intercessão junto a Deus, dando-me coragem para seguir o vosso exemplo de amor fiel a Cristo e anunciar a Boa Nova na família, na comunidade, no trabalho e em toda parte.

Ó São Pedro, Vós que fizestes a mais bela declaração de amor: “Senhor, tu sabes que eu te amo”, ensinai-me, hoje, o caminho da justiça para que eu tenha saúde e paz e alcance a graça que Vos peço. (Aqui se faz o pedido).

Amém.

Rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria

Glorioso São Pedro, rogai por nós!