Guia de Noivos

Queridos Noivos,

Bem-vindos à Paróquia de São Pedro Apóstolo!

Que passo importante é o sacramento do matrimônio! A igreja de São Pedro se sente feliz em acolhê-los por ocasião do seu casamento.

Neste guia de noivos, estão as principais informações necessárias para realizar a

celebração do sacramento do matrimônio na igreja de São Pedro.

Refletir sobre as motivações que levam a buscar o matrimonio é muito importante.

Primeiramente é essencial a sua participação na Igreja.

Participam ativamente?

Qual a sua motivação para casar? Por que desejam se casar na igreja?

Casam-se livre e espontaneamente? Aceitam que o Sacramento do Matrimônio é uno e indissolúvel, ordena-se ao bem dos cônjuges e à geração e educação de seus filhos?

Certamente durante a etapa de namoro e noivado vocês estão em condições de responder e viver o próximo passo, que é a data da celebração do Matrimônio e a escolha da igreja onde vocês desejam realizar a cerimônia.

O lugar próprio para a celebração do Sacramento do Matrimônio é na igreja.

Portanto, é norma da Arquidiocese de São Paulo não realizar casamentos em

restaurantes, buffets ou sítios. E sim na igreja.

Recomenda-se que o casamento, sacramento do Matrimônio, seja realizado na paróquia da residência de um dos noivos, e a primeira providência a ser tomada é marcar com antecedência de 90 dias a data e o horário.

Sexta- feira 19h30 e 20h30

Sábados 10h, 11h, 15h, 19h, 20h

*OBS.: Durante o mês de junho evitamos realizar casamentos, pois é o mês da

festa de São Pedro, nosso padroeiro. Porém, se os noivos quiserem, podem ser

realizados, sendo que  ficam cientes de  que fora da igreja São Pedro

funcionam as barracas de comidas típicas, enfeites com bandeirinhas, onde o cenário do lado de fora da igreja é um verdadeiro arraiá. Os horários disponíveis aos sábados são somente pela manhã, às 10h e 11h.

Noventa dias antes do casamento, os noivos deverão procurar a paróquia da residência do noivo ou da noiva para iniciar o que chamamos de processo de habilitação matrimonial.

Deverão apresentar na igreja os seguintes documentos:

– RG, cópia da carteira de identidade (não serve a carteira nacional de habilitação, pois ela não traz a data de expedição do RG);

– certidão de Batismo atualizada (cuja validade é de seis meses). Solicitar na paróquia onde foi batizado;

– comprovante de residência do noivo e da noiva. (conta de luz, água, telefone

com CEP);

–  comprovante de participação do encontro preparatório de noivos;

– cópia do RG e comprovante de endereço das duas (2) testemunhas/padrinhos

(não pode ser pai ou mãe). Obs.: anotar profissão, estado civil e telefone.

Após a entrega destes documentos, os noivos farão o juramento com o padre ou o diácono e a igreja fará os proclamas do casamento;

– declaração do cartório civil, em que deve constar a data do casamento civil.

No ato da reserva, deixar agendado na secretaria o dia para a entrevista com o padre,  o que deve acontecer até 90 dias antes do casamento.

Terça e quinta: das 9h às 11h30 e das 15h às 17h30

Sábados: 1º sábado do mês, das 10h às 11h30

Para participar do Encontro de Noivos, deve-se agendar na secretaria e confirmar participação.

Nossa paróquia organiza o Encontro de Noivos 4 vezes ao ano. Ele é feito em 1 (um) domingo, das 15h às 20h, com a finalidade de oferecer aos noivos uma preparação espiritual. O encontro é organizado por leigos casados ou solteiros que se identificam com a evangelização da família.

O Encontro de Noivos poderá ser realizado na Igreja de São Pedro ou em outra paróquia que os noivos escolherem. Feito o Encontro, deve ser apresentado o comprovante de participação na secretaria.

Durante a celebração, recomendamos que sejam executadas músicas que tenham sentido com a celebração. Temas de novelas? Temas de filmes? Às vezes podemos até gostar de uma música que lembra o personagem de uma novela  ou de um filme. Mas o que tem ela a ver com uma cerimônia religiosa? As novelas hoje destroem as famílias com exemplos de infidelidade, divórcio, sexo sem compromisso.

Os filmes que parecem românticos… O que mostram?

E as músicas internacionais, qual a tradução? Isso, meus caros noivos, serve para vocês pensarem e juntos com o músico responsável por tocar no seu casamento terem bom gosto e sensibilidade. Não tocar na igreja músicas que são mais apropriadas para o lugar onde vai  se dar a recepção, a festa, caso você venha a  fazer.

Para a celebração busquem músicas que traduzam o sentimento de amor-aliança, amor eterno, amor-gratidão, amor-companheirismo, amor-devoção, amor-doação.

Há maravilhosas letras de músicas e melodias que expressam o verdadeiro sentido do Sacramento do Matrimônio.

Lembre-se que o mais importante é estar na igreja para ouvir a Palavra de Deus,

rezar com a família, parentes, amigos. Seja evitado tudo o que não condiz com a cerimônia. Não permitimos entrada de placas impróprias, com dizeres, por exemplo, “Lá vem a noiva!”, “Ainda dá tempo de fugir”, “Treinamento para daminha”. Lembre-se: não é uma apresentação teatral, mas sim a celebração da sua união.

Leia com atenção:

1 – Entrada dos padrinhos/testemunhas (é permitido  que entrem quatro casais de padrinhos mais os pais de cada nubente)

2 – Entrada do noivo

3 – Entrada da florista (se tiver)

4 – Entrada da noiva

5 – Entrada das alianças

Os padrinhos/testemunhas e o noivo devem chegar 15 minutos antes de começar a celebração. A noiva deve chegar dez minutos antes do início da cerimônia.

A ocorrência de atraso implicará a celebração do casamento em questão somente após a realização de todos os outros casamentos do dia, cujos familiares e profissionais envolvidos têm, quase sempre, compromissos que não podem sofrer alteração.

Para muitos compromissos somos pontuais: a consulta ao dentista; o filme no cinema; a viagem de ônibus ou avião; o horário de chegar ao trabalho… Na verdade,  atrasos nos impedem de aproveitarmos muitos momentos.

Por que atrasar no seu casamento? Este é um dia muito importante em suas vidas.

Parece ser “chique” chegar atrasado à cerimônia. Mas na verdade é uma falta de respeito. Falta de respeito ao seu noivo, que vai ser seu futuro marido, aos convidados, ao padre ou diácono que presidirá a cerimônia. Sem contar que a

celebração atrasada fica prejudicada, pois no geral tem outro casamento a seguir, o padre tem outros compromissos, a igreja precisa estar organizada para a missa no dia seguinte… O atraso é prejudicial à igreja e aos noivos.

Busquem o bom gosto e a nobreza na simplicidade da decoração, sem gastos supérfluos e sem ostentação.

É fundamental registrar este momento tão importante de suas vidas, para um dia partilhar com os filhos. Mas, nada que ofusque a celebração.

Os fotógrafos e filmadores não devem atrapalhar a celebração ou desviar a atenção da assembleia, nem dos noivos. Os noivos devem estar atentos à Palavra de Deus e às suas promessas. É na Palavra de Deus que se encontram a base e orientações para os compromissos que o casal assume perante Deus e a comunidade.

ATENÇÃO:

a) A contratação dos serviços de floricultura /foto/filmagem/músicos é de responsabilidade dos noivos e a Paróquia não se responsabiliza pelos serviços desses profissionais.

b) Por motivo de segurança, não é permitida chuva de grãos, pétalas ou papel metalizado na igreja ou fora dela.

O casamento civil, por determinação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), deve ser contraído antes do matrimônio na igreja.

A igreja de São Pedro não realiza cerimônia com efeito civil.

Antes do casamento religioso os noivos deverão apresentar a certidão para registro na Igreja de São Pedro. Se o casamento civil for após a cerimônia  religiosa, os noivos deverão trazer uma declaração do cartório informando quando e onde o casamento civil será realizado.

–  Na declaração  deve constar a data do casamento civil.

Se os noivos desejarem, podem realizar a celebração do Sacramento do Matrimônio com um padre de outra paróquia. Para tanto, o padre escolhido precisa receber a autorização do pároco da Igreja de São Pedro, além de encaminhar uma cópia simples de sua carteirinha, para ser anexada ao processo de matrimônio.

* Obtenha as informações detalhadas na secretaria da igreja.

A transferência é feita quando o noivo ou a noiva não pertence ao bairro onde pretendem casar.

O processo matrimonial deve ser realizado onde o noivo ou a noiva reside e a transferência deve ser feita para a Paróquia de São Pedro. Essa documentação deverá ser entregue na secretaria da igreja pelos próprios noivos, 60 dias antes do casamento. Não recebemos pelo correio.

Caso a transferência seja da Paróquia de São Pedro para outra igreja, estando todos  os documentos em ordem,  ela será entregue aos noivos dentro de 30 dias, para que seja encaminhada à igreja onde será realizada a cerimônia.

Lembramos que esta documentação possui validade de seis meses.

Fiquem atentos aos prazos. Vamos evitar contratempos de última hora!

Agradecemos a sua escolha, em partilhar conosco esse Sacramento tão especial e querido aos olhos de Deus. A Igreja participa da alegria de vocês. Se os preparativos e a cerimônia forem levados a sério, saberemos que o compromisso de vocês será pautado em comprometimento e seriedade, perante Deus, seus familiares e amigos, pois bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Deus abençoe a sua família que aqui se inicia!

Pe. Edimilson da Silva (Pároco)

Paróquia  de São Pedro Apóstolo

Rua Maria Amália Lopes de Azevedo, 222A
Tremembé – São Paulo – SP
Tel.: (11) 2203-2159
e-mail: secretariasaopedro1@hotmail.com

———————-

Fonte: Ritual do Sacramento do Matrimônio – Diretoria para os Sacramentos

OBS.: As informações contidas neste guia podem sofrer alterações sem aviso prévio.