Batismo
1 vez ao mês: Aos Sábados, 10h
O que é o Batismo
O Batismo é o início da vida nova; é o fundamento de toda a vida cristã, porta da vida no Espírito, que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo, fomos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, incorporados à Igreja e participantes de sua missão.
Pelo Batismo entramos no Reino de Deus. O Batismo nos transformou em novas criaturas.
No Batismo, a Igreja reunida celebra a experiência de sermos dependentes, filhos de Deus. Por meio desse sacramento, participamos da vida de Cristo.
O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito, que abre o acesso aos demais sacramentos. Por meio dele, somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão.
Quando recebemos o sacramento do Batismo, transformamo-nos de criaturas em filhos amados de Deus.
Pelo Batismo passamos a fazer parte da comunidade dos seguidores de Jesus, participantes da vida de Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo. O Batismo é um dom de Deus para nós, dom que nos torna filhos amados; com ele, já não somos apenas simples criaturas.
Quando foi que Jesus instituiu o Batismo?
Jesus o instituiu pouco antes do início de Sua pregação, quando entrou no rio Jordão para ser batizado por João Batista. O batismo de João não era um sacramento. Só foi instituído como sacramento quando Jesus santificou as águas do Jordão com Sua presença e a voz do Pai se fez ouvir: ”Tu és o meu filho amado, em ti me comprazo” (Lucas,9), tendo o Espírito Santo aparecido sob a forma de uma pomba” (uma visão da Santíssima Trindade).
Documentos exigidos para inscrição de Batismo (fotocópia simples)
- DOCUMENTOS DA CRIANÇA: cópia da certidão de nascimento.
- DOCUMENTOS DOS PAIS: cópia do RG e comprovante de endereço e telefone.
- DOCUMENTOS DO PADRINHO: cópia do RG e comprovante de endereço e telefone.
- DOCUMENTOS DA MADRINHA: cópia do RG e comprovante de endereço e telefone
Preparação do Batismo na Paróquia de São Pedro
ATENÇÃO, PAIS E PADRINHOS
É obrigatória a participação dos pais e padrinhos na formação que a igreja de São Pedro oferece. Mesmo que alguém tenha feito a preparação (curso) em outra paróquia, é convidado a participar da formação na igreja de São Pedro, para saber como celebramos o batismo e também para conhecer um pouco a nossa Igreja. Embora o rito do batismo seja o mesmo, cada igreja tem a sua particularidade. E conhecer o ambiente e como se celebra, favorece a participação. A formação ajuda o aprofundar-se mais na fé. Os nossos encontros são mais voltados para a celebração e seguem etapas importantes.
1º ENCONTRO:
a) PREPARAÇÃO FEITA NA IGREJA DE DE SÃO PEDRO:
O cerne da mensagem cristã, que tem como finalidade levar ao conhecimento do filho de Deus, Jesus.
b) PREPARAÇÃO FEITA NA FAMÍLIA: Um membro da Pastoral do Batismo irá, com sua permissão, visitar sua casa, esperando ser acolhido. O objetivo é fazer a oração da bênção da casa, como faziam as primeiras comunidades, que se reuniam onde moravam.
2º ENCONTRO: PREPARAÇÃO FEITA NA IGREJA DE SÃO PEDRO:
Tem como finalidade a celebração do Sacramento do Batismo, a responsabilidade dos pais e padrinhos na educação cristã das crianças para as quais pediram o batismo e a comunidade cristã como espaço de vivência da fé.
3º ENCONTRO: CELEBRAÇÃO DO BATISMO
ATENÇÃO: É obrigatória a participação dos pais e padrinhos em todos os encontros. Procure chegar no horário marcado, pois atrasos prejudicam o bom andamento do encontro.
Também no dia da celebração do batismo, começamos pontualmente na hora marcada. Se houver atraso, não será possível realizar o batizado, pois a celebração começa com o rito de apresentação da criança.
Então solicitamos aos pais e padrinhos que não procurem o que é mais fácil; vejam se querem assumir de fato o compromisso com a igreja em que vocês pedem o batismo.
Pré-agendamento Batismo
IMPORTANTE: ESSA FICHA CONSISTE EM UM PRÉ-AGENDAMENTO. O PREENCHIMENTO NÃO GARANTE SUA INSCRIÇÃO. É FUNDAMENTAL O COMPARECIMENTO NA SECRETARIA DA IGREJA PARA VALIDAÇÃO DA MESMA.