Notícias da paróquia › 06/04/2020

As mídias sociais e a Semana Santa na quarentena

Neste Domingo de Ramos, os paroquianos da Paróquia São Pedro, no bairro do Tremembé, provaram que é possível ter uma experiência de Deus participando da missa por meio das mídias sociais.
Como todos sabem, por causa da pandemia do coronavírus, as celebrações nas igrejas da Arquidiocese de São Paulo estão sendo realizadas sem a presença do povo no templo. A recomendação do Ministério da Saúde, da Organização da Saúde e dos especialistas em infectologia é que as pessoas fiquem em casa para evitar o contágio e o colapso do sistema de saúde.


Por isso, a celebração da Missa de Domingo de Ramos, presidida pelo Pe. Edimilson Silva e com participação do diácono Vinício Andrade, às 9h da manhã, foi transmitida ao vivo pela página da Paróquia no Facebook. Pela graça de Deus, a celebração teve uma grande participação de pessoas da nossa comunidade e de seguidores de outras regiões de São Paulo e do Brasil.
No final, havia mais de 370 pessoas assistindo à Missa de Ramos, que abriu as celebrações da Semana Santa. A celebração envolveu mais de 8.300 pessoas na live. E não foi uma participação passiva. Centenas de pessoas fizeram pedidos por familiares, amigos ou por desconhecidos que têm sido impactados pela covid-19. Muitos paroquianos também enviaram fotos de como preparam a casa com ramos, Bíblia e símbolos no momento da celebração. Os ramos que cada família preparou em casa foram abençoados virtualmente pelo Pe. Edimilson.

Embora não seja possível a presença de leigos na igreja para proclamar as leituras, eles participaram por meio de ligação telefônica em viva voz. Tanto as leituras quanto a oração dos fiéis foram feitas por leigos direto de suas casas.

A imensa audiência participativa que tivemos na live da Missa de Domingo de Ramos só nos motiva a continuar lutando para fazer uma transmissão de qualidade das celebrações e insistindo no envolvimento do povo.
A experiência mostra que as redes sociais podem ser uma grande ferramenta de evangelização. Basta que os leigos se envolvam.
Esta foi só a abertura da Semana Santa, que terá todas as celebrações transmitidas ao vivo até a Páscoa. Vamos nos envolver nesta Semana em que celebramos a paixão, morte e Ressurreição de Jesus. Contamos com a sua presença virtual e espiritual.
Vamos ficar em casa, mas conectados com a nossa Igreja.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA
SERÁ TRANSMITIDA AO VIVO PELO FACEBOOK

facebook.com/pascomsaopedro

06/04 – Segunda-feira Santa
19h30 – Missa das Causas Impossíveis

09/04 – Quinta-Feira Santa
19h30 – Missa da Ceia do Senhor, a Instituição da Eucaristia

10/04 – Sexta-Feira da Paixão
15h – Ação Litúrgica – narração da Paixão, Morte e Ressureição de Cristo e a Comunhão Espiritual
19h – Reflexão sobre as 7 palavras de Jesus na cruz

11/04 – Sábado Santo
19h – Vigília Pascal, com a Bênção do Fogo Novo e do Círio Pascal e a renovação das promessas do Batismo

12/04 – Domingo de Páscoa
8h – Missa da Ressurreição de Jesus
10h – Missa da Ressurreição de Jesus

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.