Notícias da paróquia › 21/09/2018

Aplicativos facilitam a leitura da Bíblia

Tela do App da Bíblia da CNBB

A tecnologia está permitindo repensar boa parte de nossa vida. Os aplicativos, por exemplo, mudaram a forma de pedir táxi, de comprar, de ouvir rádio, assistir televisão; de nos relacionar com bancos, lojas e até com os amigos. Com quase tudo conectado à internet, a tecnologia também está mudando a forma de ler a Bíblia.

Hoje, a Bíblia conta com inúmeras versões online e aplicativos que conjugam o texto com funções de uma rede social. Uma busca por “Bíblia” em lojas virtuais, como a App Store (do sistema IOS) ou o Google Play (do sistema Android), traz dezenas de opções do texto sagrado, com funcionalidades, conteúdo extra e cores variadas. O aplicativo mais popular é o YouVersion, que, desde seu lançamento, em 2010, nos Estados Unidos, teve mais de 100 milhões de downloads. Neste app, existem mais de mil versões da Bíblia, em 779 idiomas. Só no português brasileiro existem seis traduções do texto da Bíblia. O aplicativo oferece planos de leitura diária e tem ferramentas de compartilhamento de versículos — ou seja, é a Bíblia das redes sociais.
Neste mês de setembro, dedicado à Bíblia, vale a pena fazer uma reflexão sobre como podemos aproveitar as ferramentas tecnológicas para criar o hábito de leitura da Bíblia. Como nunca desgrudamos do celular, fica fácil ler ou ouvir um trechinho da Palavra de Deus em qualquer lugar e a qualquer momento do dia.
Os aplicativos trazem abordagens distintas, como a Bíblia infantil ou em áudio, atendendo a diferentes públicos e necessidades. Em alguns casos, os apps da Bíblia contam com mecanismo de busca, anotações e marcações em cores, compartilhamento de versículos, dicionário e mapa Bíblico, entre outros recursos. Em alguns desses apps dá para baixar uma versão da Bíblia para ler mesmo sem Internet.
Outras vantagens dos aplicativos da Bíblia é que dá para aumentar ou diminuir o tamanho da letra, alterar a fonte e fazer anotações. Na maioria dos apps você também pode optar por receber o versículo do dia por notificação no seu celular, em texto ou imagem, e compartilhar nas suas redes sociais com os amigos.
É importante observar que a maioria dos apps traz a versão evangélica da Bíblia, que não inclui sete livros do Antigo Testamento aceitos apenas pela Igreja Católica: Tobias, Judite, Macabeus 1 e 2, Eclesiástico, Baruc e Sabedoria de Salomão.
Vale a pena baixar um dos aplicativos da Bíblia católica para experimentar. Os meios digitais podem nos ajudar muito a acolher, meditar e anunciar a Palavra de Deus. Como diz sempre o padre Edimilson da Silva, pároco da igreja de São Pedro, é impossível amar Jesus sem conhecê-lo. E o principal meio de conhecer Jesus e a História da salvação é através da leitura orante da Bíblia.

App da Bíblia Sagrada da CNBB

Reprodução do App da Bíblia da CNBB


Além de permitir a busca por livros e capítulos, o aplicativo traz um dicionário bíblico, com o significado das principais palavras e personagens. Dá para ouvir o áudio do capítulo, inclusive na voz de Cid Moreira. O App também oferece ferramenta para fazer anotações, curtir o trecho e compartilhar nas redes sociais. Os usuários desse aplicativo reclamam que tem muita propaganda, mas é bom observar que isso é comum nos apps gratuitos.

App da Bíblia católica Ave Maria

Reprodução do App da Bíblia Ave Maria


Permite montar plano de leituras; disponibiliza o versículo do dia (Salmo, Evangelho, etc); dá para criar trechos favoritos, fazer anotações e destacar versículos, alterar o tamanho da letra e o espaçamento entre as linhas. Dá para ouvir o áudio do trecho escolhido, mas é aquele som do Google, bem ruim para ficar ouvindo por muito tempo.

App da Bíblia de Jerusalém

O aplicativo permite configurar o tamanho e a cor da letra, o espaço entre as linhas e fazer lista dos trechos favoritos. A leitura é feita naquele modo de virada de página, mas os usuários reclamam da falta de opção para compartilhamento de versículos. Também não oferece ferramenta de áudio.

App da Bíblia YouVersion

É o aplicativo mais popular da Bíblia atualmente. Desde 2010, quando foi lançado, já teve mais de 100 milhões de downloads. Neste app, existem mais de mil versões da Bíblia, em 779 idiomas.
Além de seis traduções do texto da Bíblia para o português brasileiro, o aplicativo oferece planos de leitura diária, tem ferramentas de compartilhamento de versículos — ou seja, é a Bíblia das redes sociais.

Reprodução do App da Bíblia YouVersion

Aliás, neste app dá para criar uma rede de amigos para compartilhar trechos favoritos da Bíblia. No YouVersion você também pode programar o horário para receber o versículo do dia por notificação (texto ou imagem). Aqui também é possível fazer marcações de versículos ou passagens para compartilhar ou marcar como favoritos.

JOGO
Eu sei a Bíblia

Em formato de quiz, o App Eu Sei a Bíblia permite testar seus conhecimentos sobre as Escrituras Sagradas. Ele conta com várias perguntas sobre personagens, passagens e versículos bíblicos. As respostas corretas dão bônus, que podem ser usados para desbloquear mais fases. O app é grátis e pode ser baixado no Android e no iPhone.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X